Pins: campanhas políticas
Os pins promocionais de campanhas políticas tinham relação com o nome do candidato ou eram o tema principal da proposta de governo do candidato. A palavra pin tem origem palavra pingente, em inglês seria alfinete.
Pin vassoura
Jânio da Silva Quadros foi um advogado, professor e popular político brasileiro. Foi o vigésimo segundo presidente do Brasil, até 1961, data em que renunciou. Em 1985, foi eleito prefeito da cidade de São Paulo.
Pin/broche em formato de vassourinha da campanha política do candidato Jânio Quadros, representava a vontade desse governante em acabar com a corrupção e bandidagem na política brasileira. Aqui pode ser ouvido o jingle da campanha de Jânio para presidente.
Pin data: 1960
Comprimento = 4 cm
Outras opções pins de Jânio Quadros
Opção com foto emoldurada com plástico e a tradicional vassourinha.
Medida do comprimento: Opção com foto = 3,5 cm. Vassourinha = 2 cm
Data: 1960
Pin candidato Carvalho Pinto
Em outubro de 1958, foi eleito governador de São Paulo com o apoio de Quadros que por sua vez, apoiou decididamente a candidatura vitoriosa de Jânio nas eleições presidenciais de 3 de outubro de 1960.
Foi um pleito que girou em torno da eleição presidencial de 1960, com o slogan de Jânio, em todos os comícios: "Se Carvalho Pinto for eleito, serei candidato a presidente da República". Deu certo. Carvalho Pinto venceu o candidato Adhemar de Barros.
Significado do pin: O pinto está associado ao nome do candidato e a vassoura sob a asa simbolizava a faxina na política brasileira, a mesma ideologia de seu apoiador Jânio Quadros.
Medida da altura: 4 cm
Pin candidatos Auro/Pedro
Auro Soares de Moura Andrade foi candidato ao governo do estado de São Paulo em 1958 e derrotado por Carvalho Pinto que elegeu-se para o cargo com o apoio de Jânio Quadros.
O radialista Pedro Geraldo Costa foi o candidato a vice governador de Auro de Moura Andrade.
Significado do pin: a peneira em alumínio simbolizava a separação do joio do trigo.
Data: 1958
Diâmetro do pin: 2 cm
Pin espada
Esse pin fez parte da campanha eleitoral à presidência da república em 1960 do candidato Marechal Lott (Henrique Dufles Baptista Teixeira Lott). O símbolo da espada, é claro, refere-se a patente do candidato nas forças armadas e por ter sido ministro da guerra no governo de JK que apoiou sua candidatura à presidência.
Data: 1960
Medida: 2 cm
Pin “Positivo” campanha política
Candidato não identificado
Data: provavelmente década de 50 ou 60
Medida do comprimento: 3,5 cm
Nenhum comentário:
Postar um comentário